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O vale de Santarém é um destes lugares privi-
legiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos
em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa
harmonia suavíssima e perfeita: não há ali nada
grandioso nem sublime, mas há uma como simetria
de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se
vê e se sente, que não parece senão que a paz, a
saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração
devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e
benevolência. As paixões más, os pensamentos mes-
quinhos, os pesares e as vilezas da vida não podem
senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden
que o primeiro homem habitou com a sua inocência
e com a virgindade do seu coração.
À esquerda do vale, e abrigado do norte pela
montanha que ali se corta quase a pique, está um
maciço e verdura do mais belo viço e variedade.
A faia, o freixo, o álamo entrelaçam os ramos ami-
gos: a madressilva, a mosqueta penduram de um
a outro suas grinaldas e festões; a congossa, os
fetos, a malva-rosa do valado vestem e alcatifam
o chão.
Normalmente, na Admissão, todos os dias, por volta das
Nem todos estavam ao mesmo nível de conhecimentos. Não falo das capacidades de cada um, falo do estado em que cada um se encontrava em relação à escola primária!
Uns tinham feito o exame da 4ª. classe em Julho, havia 2 meses. Estes estavam em vantagem, pois tinham lidado com estas coisas recentemente. Outros tinham feito a 4ª classe havia 1 ano, 2 anos… E havia ainda a Cremilde, que tinha transitado da 3ª. classe, directamente, para a admissão, sem ter feito a 4ª. classe. Estava, pois, em clara desvantagem!
Lembro-me que um dos primeiros ditados que fizemos, não o primeiro, foi o do texto acima transcrito!!!
Eu, por exemplo, apanhei 19 [dezanove] !!!
Conta bonita… se se tratasse de classificação em valores! Mas o que eu apanhei foram 19 riscos, a lápis vermelho… dezanove erros!!! E, passe a modéstia, não fui dos que apanhei mais!
É que eu estava no 2º grupo e a perca de contacto com estas coisas destreinou-me, além de que os ditados naquele tempo faziam-se, digamos, de modo «directo», sem preparação. Ditava-se, contavam-se os erros, recebia-se o respectivo «prémio» e, no fim, escreviam-se as palavras erradas, correctamente, um sem número de vezes!!! Quatro, no mínimo. Geralmente cinco.
Era a metodologia seguida… era a metodologia vigente!!!
Mais tarde, muito mais tarde, «descobri» que o ditado podia transformar-se numa actividade bem mais atraente, bem mais eficiente…
Quantas vezes eu exclamei: Oh! se eu soubesse isto naqueles tempos! Mas, cada época tem os seus usos… E, covenhamos, naquele estádio de conhecimentos a metodologia a seguir diferia, necessariamente da seguida no ciclo anterior. Este era de aquisição/consolidação, aquele de consolidação. Embora as fronteiras não sejam tão demarcadas nem tão estanques que não pudesse haver, particularmente na fase inicial do 2º ciclo, uma continuação de procedimentos aquisitivos!
Voltando ao texto do Almeida Garrett[1] temos de convir que é muito difícil e muito longo. Vinte e duas linhas!
SócratesDaqui
[1] - Só, tempos depois, na Flul, ao analisar as Viagens na minha terra, é que identifiquei este texto, que abre o capítulo X .
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